16/08/2012

Perigo em compras pela Intenet

Bandidagem na internet: Polícia Civil alerta sobre 56 sites suspeitos de aplicar golpes

Aumentar texto Diminuir texto
Graziela Rezende


Quem tem medo de encontrar um bandido ‘cara a cara’, cuidado! Ele também pode aparecer de maneira oculta, inclusive enquanto você está realizando compras pela internet. No início desta semana, em Campo Grande e em todo o país, a Polícia Civil emitiu um alerta sobre 56 lojas virtuais de bandidos, com preços altamente competitivos, mas que na verdade pertencem a quadrilhas especializadas em aplicar golpes por meio da internet.
Ao escolher o produto, o site exige depósito antecipado e garante a entrega da mercadoria entre 15 a 20 dias. É o tempo suficiente, de acordo com a polícia, para os bandidos aplicarem o golpe. Não existe uma estatística, mas a polícia afirma que milhares de consumidores já foram lesados.
Após verificar um a um dos 56 sites, a Polícia Civil diz que quem for um pouco mais atento, verificará facilmente algumas coincidências 'incríveis' que acontecem com todos esses sites. Em depoimento, policiais disseram que depois de ler esse texto, muitos vão mudar a forma como fazem os sites.
Em todos eles, de acordo com policiais, todas as lojas têm uma seção chamada 'confirmação de pagamento'. E é nesse local que existe um formulário para preenchimento do comprovante de pagamento, sempre igual, contendo nome, e-mail, número do pedido, data do pagamento, forma do pagamento utilizada, valor depositado e frete.
Pelo padrão sempre igual, a Polícia começou a desconfiar e conta que cada site possui um formulário, sendo impossível a coincidência dos sites citados, sendo mais uma prova de que a bandidagem está atuando em rede nacional.
Recentemente, no interior de São Paulo, ‘sumiram’ com o site (http://www.eletrosampa.com.br), pertencente, de acordo com a Polícia Civil, a maior quadrilha do ramo que agia em todo o país, mas principalmente em Araçatuba (SP). O nome dos sites já identificados como criminosos são:
(http://computronics.com.br);(http://cristalshop.com.br);(http://cyberfast.com.br);(http://ddshop.com.br);(http://devairgames.com.br);(http://digitalpcs.com.br);(http://ecportal.com.br);(http://eletromicro.com.br);(http://eletrototal.com.br);(http://euronote.com.br);(http://fiveshop.com.br);(http://futuracomputadores.com.br);(http://galeriashop.com.br);(http://insidecomputers.com.br);
(http://kaled.com.br/);(http://kapella.com.br);(http://katoecia.com);(http://lehugo.com.br);(http://litetelecom.com.br);(http://matrixshop.com.br);(http://maxisound.com.br);(http://microata.com.br);(http://microfest.com.br);(http://multishopcompras.com.br);(http://navegantes.com.br);(http://netmicros.com.br);(http://netstart.com.br);(http://nikishop.com.br);(http://notestar.com.br);
(http://ferta10.com.br);(http://pcihouse.com.br);(http://pcishop.com.br);(http://pcvitrine.com.br);(http://perfumesreal.com.br);(http://portalmicro.com.br);(http://ravelnet.com.br);(http://rgsuprimentos.com.br);(http://saturtec.com.br);(http://shopamerica.com.br);(http://shopsummer.com.br);(http://viaclic.com.br);(http://digitalplay.com.br);(http://www.planetaofertas.com.br).
Pesquisas dizem que o Brasil é um dos países que mais recebem ataques de hackers
Então, como alerta, principalmente àqueles que acessam com frequência sites de bancos, a dica é fazer uso dos serviços bancários pela Internet, verificando sempre a autenticidade do site.
O primeiro passo, de acordo com a especialistas do ramo, é minimizar a página quando quiser verificar o site e com isso o teclado virtual deve também ser minimizado, senão o site é pirata! Não tecle nada.
Outra coisa a ser verificada é: Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação - o objetivo é apenas capturar a senha.
Por último, ao entrar no site de um banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado. Clique então duas vezes sobre esse ícone, e uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer.
Em alguns sites piratas, o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e, ao clicar duas vezes sobre ele, nada irá acontecer. São dicas simples, mas que de acordo com especialistas, garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.
Reprodução
Polícia começou a desconfiar dos sites após eles apresentarem mesmo formulário de compra

Fonte: Midiamax
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Previsão do tempo