11/04/2012

UNESP-Campus de Ilha Solteira-História...

Mais que uma universidade, uma Unesp: Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira: 35 anos de histórias



            No dia 30 de janeiro de 1976, época então conturbada, em que o país passava por um regime de ditadura militar, era fundada uma das maiores instituições da América Latina, a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", a Unesp. A universidade se formou a partir da integração dos institutos isolados de ensino superior, que já funcionavam, principalmente, no interior do estado.

            Em 1976, Paulo Egydio Martins, governador do estado de São Paulo na época, fez o discurso de inauguração da universidade, no local onde seria consolidado seu primeiro, de muitos, campus, a Unesp de Ilha Solteira. A Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FE/IS) foi o único campus criado, de fato, juntamente com a Unesp, em 1976, e teve como principal intuito o aproveitamento de parte da infra-estrutura construída pela CESP - Companhia Energética de São Paulo - que seria desativada ao final das obras do seu complexo hidroelétrico.

            O início das atividades acadêmicas no campus de Ilha Solteira se deu em 11 de abril de 1977, com os cursos de Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, na época, com apenas trinta vagas, anuais, em cada habilitação. Nasciam então, alguns dos cursos de engenharia mais respeitados do país.

            Com o passar dos anos, o campus foi ganhando notoriedade e reconhecimento, e assim consolidou-se. Hoje, a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, oferece oito cursos de graduação, mestrados e doutorados, na maioria de seus cursos, e conta com mais de sessenta laboratórios de ensino e pesquisa. A unidade constitui um patrimônio público da mais alta relevância para a região. Sua contribuição na formação de recursos humanos qualificados, por meio de seus cursos de graduação e pós-graduação, é extremamente significativa.

            Além de oferecer ensino público gratuito e de qualidade, o campus de Ilha Solteira tem se consagrado como um pólo de desenvolvimento regional, destacando-se pela excelência de suas atividades de pesquisas e pela prestação de serviços à comunidade.

            No dia 11 de abril de 2012, a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira completará 35 anos de atividades acadêmicas, com histórias de lutas, trabalho, dedicação, dignidade e competência, em um cenário consolidado, que cumpre, de maneira exímia, o seu papel dentro da universidade, ajudando a UNESP a se firmar como uma das melhores instituições de ensino superior do país.



            Marcus Vinícius F. de Oliveira é graduando Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Unesp, Câmpus de Ilha Solteira.
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Previsão do tempo