04/04/2012

Notícias de Ilha Solteira


50 barqueiros vão participar da Primeira Volta da Ilha

ILHA SOLTEIRA - Quase 25 anos depois de construído o rio artificial que transformou em ilha as cidades e também parte da zona rural de Pereira Barreto e Ilha Solteira, um grupo de 50 barqueiros vai navegar pela primeira vez esse perímetro de água doce. O plano é percorrer os 123 quilômetros partindo do rio Paraná no Porto dos Pescadores, à jusante da Hidrelétrica de Ilha Solteira.

O presidente da Associação Náutica de Ilha Solteira, Edson Morales Leal disse que o grupo de navegadores deve iniciar a viagem às 7 horas da manhã de domingo, dia 8 de abril. Todos descem pelo rio Paraná e sobem pelo Tietê, eclusando em Três Irmãos, numa altura superior a 100 metros de diferença entre a parte baixa e a parte alta do rio. Na praia de Pereira Barreto haverá parada para almoço. A previsão é de se chegar a Ilha Solteira, na Praia Marina, perto do ponto de partida, às 16 horas do mesmo dia.

CURSO NO SÁBADO

No sábado, dia 7 de abril a partir das 18 horas, haverá palestras na sede da Associação Náutica de Ilha Solteira, na praia Marina. A Polícia Ambiental vai falar sobre a pesca nos lagos hidrelétricos, pesquisadores da Unesp vão falar de alguns projetos desenvolvidos nessa região relativo ao meio ambiente; a Associação Náutica vai abordar seus programas ambientais, entre eles um que é desenvolvido com estagiários remunerados pela Prefeitura de Ilha Solteira e que todos fins de semana promove educação ambiental na praia Catarina.

E a quarta palestra será com um representante da Hidrovia Tietê-Paraná que vai falar das implicações sobre a navegabilidade. Segundo Morales, todas as palestras devem demorar apenas uma hora e meia e a entrada é gratuita.

Também no sábado, cerca de 20 integrantes da Associação dos Canoeiros do Rio Mogi Guaçú, estarão chegando ao meio dia na praia Marina, após percorrerem mais de 500 quilômetros de rios da região de Porto Ferreira, no Centro do Estado até o lago de Ilha Solteira. Eles também devem participar da Primeira Volta da Ilha que tem apoio do Departamento Municipal de Turismo. Quem quiser integrar o grupo de barqueiros nessa viagem, deverá entrar em contato com a Associação Náutica de Ilha Solteira, através do seu presidente Morales pelo fone (18) 9751.1566.

O prefeito Edson Gomes elogiou o grupo dos náuticos de Ilha Solteira, pelo retorno das atividades da associação. Segundo ele, o turismo em no município precisa contar sempre com apoio da iniciativa privada e a associação náutica, na sua opinião, é uma das alavancas das potencialidades que Ilha Solteira tem para atrair os visitantes.
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Previsão do tempo